FRASE DA SEMANA (mande a sua)

Na maioria das vezes somos causadores das nossas próprias desgraças!!! "Nogueira"

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

DDS - Alcoolismo é uma Intoxicação

O alcoolismo é uma intoxicação, aguda ou crônica, provocada pelo consumo abusivo de bebidas alcoólicas e constitui um problema médico pois altera e põe em risco a saúde física ou mental do indivíduo. A velocidade de assimilação do álcool e a constância com que é ingerido são as principais causas do alcoolismo, responsável por sérios problemas sociais no mundo inteiro.

A dependência do individuo do álcool é considerada uma doença pela Organização Mundial da Saúde.

O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer seriamente o bom funcionamento do organismo, levando a conseqüências irreversíveis.

O álcool encontrado nas bebidas é o etanol, uma substância resultante da fermentação de elementos naturais. O álcool da aguardente vem da fermentação da cevada, por exemplo. Quando ingerido, o etanol é digerido no estomago e absorvido no intestino. Pela corrente sangüínea suas moléculas são levadas ao cérebro.

A longo prazo, o álcool prejudica todos os órgãos, em especial o fígado, que é responsável pela destruição das substâncias tóxicas ingeridas ou produzidas pelo corpo durante a digestão. Dessa forma, havendo uma grande dosagem de álcool no sangue, o fígado sofre sobrecarga para metabolizá-lo. O álcool no organismo causa inflamações que podem ser:
- Gastrite, quando ocorre no estômago;
- Hepatite alcoólica, no fígado;
- Pancreatite, no pâncreas;
- Neurite, nos nervos.

Os Perigos do Álcool:
Apesar de ser aceito pela sociedade, o álcool oferece uma série de perigos tanto para quem o consome quanto para as pessoas que estão próximas.
Grande parte dos acidentes de trânsito, arruaças, comportamentos anti-sociais, violência doméstica, ruptura de relacionamentos, problemas no trabalho, como alterações na percepção, reação e reflexos, aumentando a chance de acidentes de trabalho, são provenientes do abuso de álcool.

Sinais do alcoolismo:
- Você já sentiu que deveria diminuir a bebida?
- As pessoas já o irritaram quando criticaram sua bebida?
- Você já se sentiu mal ou culpado a respeito de sua bebida?
- Você já tomou bebida alcoólica pela manhã para “aquecer” os nervos ou para se livrar de uma ressaca?

Apenas um “sim” sugere um possível problema. Em qualquer dos casos, é importante ir ao médico ou outro profissional da área de saúde, imediatamente, para discutir suas respostas. Eles podem ajudar a determinar se você tem ou não um problema com a bebida, e, se você tiver, poderão recomendar a melhor atitude a ser tomada.



ALCOOLISMO


No Brasil, o alcoolismo é responsável por 60% dos acidentes de transito, 54% dos acidentes de trabalho, 80% das ocorrências policiais envolvendo violência, 20% dos pedidos de divórcios, 51% das internações nos hospitais psiquiátricos e 25% dos suicídios. Isto sem contar com os prejuízos causados ao processo produtivo pelo desempenho insatisfatório de empregados alcoólatras, e o flagelo social representado por 12 milhões de menores abandonados, 70% dos quais filhos de pais ou mães alcoólatras.

O novo código nacional de transito pune o motorista que apresentar mais de 0,6 gramas de álcool por litro de sangue, que corresponde à cerca de 600ml de cerveja (duas latas, ou três copos de cerveja),ou duas doses de destilados.

Fatores que levam a primeira vez

Existe muitos fatores que levam uma pessoa a beber pela primeira vez:
Espírito de grupo: Principalmente na adolescência, onde não queremos ser tratados como DIFERENTES ou como BABACAS
Curiosidade : Fala-se tanto no assunto, como será que é?
Cultura: Em algumas sociedades começa-se a beber ainda criança
Incentivos dos Pais : Que bebem e dão aos filhos para que provem.
Outros fatores sociais : Anúncios de TV, entre outros.

O alcoolismo não é hereditário – Porém a predisposição orgânica para desenvolver o alcoolismo pode ser transmitida de pais para filho.
O alcoolismo é uma doença – É o que a medicina confirma, mas a maior dificuldade das pessoas é entender como isso funciona. Alguns acham que é falta de vergonha; outro acham que falta de força de vontade; outros que leva algum tempo para desenvolver tal VICIO. A verdade é que algumas pessoas nascem com o organismo predisposto a reagir de determinada maneira quando ingerem o álcool. Aproximadamente dez em cada cem pessoas nascem com essa predisposição, mas só desenvolverão esta doença se entrar em contato com o álcool.


O Alcoólatra pode encontrar mais justificativa para beber, numa semana, do que o não alcoólatra encontraria para fazer todas as outras coisas, durante a vida inteira.

Nenhum comentário: