FRASE DA SEMANA (mande a sua)

Na maioria das vezes somos causadores das nossas próprias desgraças!!! "Nogueira"

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

DDS - Asma: o que desencadeia a crise?

Qui, 23 Set, 06h12
(BR Press*) - A asma é uma das doenças de maior incidência no mundo. Aproximadamente duas em cada dez pessoas têm asma. Segundo o Consenso Brasileiro, a "asma é uma doença inflamatória crônica caracterizada por hiper-responsividade das vias aéreas inferiores e por limitação variável ao fluxo aéreo, reversível espontaneamente ou com tratamento, manifestando-se clinicamente por episódios recorrentes de sibilância, dispnéia, aperto no peito e tosse, particularmente à noite e pela manhã ao despertar".
A asma caracteriza-se pela ocorrência repetida de tosse, aperto no peito, chiado e falta de ar principalmente durante a noite e esforço físico. É classificada em intermitente e persistente. Esta última é subdividida em leve, moderada e grave.
"Na asma intermitente, o paciente não apresenta complicações respiratórias, realiza qualquer atividade física, não utiliza broncodilatadores de alívio com muita freqüência e não tem o sono interrompido por sintomas respiratórios, diferente das outras", diz a pneumologista Iara Fiks.
Pacientes com diagnóstico de asma persistente leve, têm suas atividades diárias alteradas. Deve-se iniciar o tratamento de manutenção para prevenir crises. A asma persistente moderada restringe as atividades diárias, impede a prática esportiva e atrapalha o sono. Deve ser tratada rapidamente para prevenir crises e melhorar a qualidade de vida do paciente. "A asma persistente grave representa risco de vida para o paciente e por conta disso, deve ser tratada agressivamente e, continuamente monitorada", completa a dra. Iara.
O que pode desencadear a crise de asma?
O ácaro (inseto microscópico), parente das aranhas e dos carrapatos, costuma viver e se alimentar nos ambientes domésticos, nos agasalhos, colchões, travesseiros etc. Ele é sem duvida o maior causador de alergia respiratória e, portanto, da asma, porém, outras substâncias e fatores podem desencadear a crise:
• poeiras domésticas;
• pêlos de animais (gato, cachorro, cavalo);
• insetos (como baratas);
• polens;
• mudanças de temperatura;
• cheiros fortes;
• fumaça;
• perfumes;
• cigarro;
• poluição;
• fatores emocionais
Apesar de ser uma doença que pode progredir para um caso grave, existem muitos mitos sobre como proceder com as pessoas que sofrem com ela, tanto no tratamento, como no dia-a-dia.
Segundo a dra. Iara, "a asma tem controle e deve ser tratada basicamente em duas etapas: durante as crises agudas de falta de ar, ocasionadas pela doença e, durante os intervalos das crises, de maneira preventiva".
Durante as crises, o tratamento deve ser iniciado logo após o surgimento dos primeiros sintomas e é feito com broncodilatadores de curta duração como o fenoterol, que agem relaxando os brônquios. A associação de substâncias como salbutamol e brometo de ipratrópio, por exemplo, produz rápida ação no controle das crises de asma. A manutenção deve ser feita com antiinflamatórios e corticóides.
Veja abaixo algumas dicas que oferecem melhor qualidade de vida para os pacientes com asma e desmistificação da doença.
MITOS
Crianças com asma devem evitar gelado e ficar sempre bem agasalhadas.
Bombinhas viciam.
Bombinhas fazem mal para o coração.
Asmáticos não podem praticar esportes.
VERDADES
Crianças com asma devem levar uma vida inteiramente normal, sem restrições.
Medicamentos inalatórios são mais indicados para o correto tratamento da asma.
A medicação inalada, bem orientada, não causa qualquer dependência física ou psicológica.
Pacientes portadores de asma devem praticar exercícios aeróbicos para melhorar o condicionamento físico.
(*) Com informações da Ketchum Estratégia.

Um comentário:

christiane barroso disse...

muito bom o dds sobr asma,mas estou prucurando dds estilo dinâmica,tem como me ajudar????