FRASE DA SEMANA (mande a sua)

Na maioria das vezes somos causadores das nossas próprias desgraças!!! "Nogueira"

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

DDS - Caminhos da Análise de Acidentes do Trabalho

Nos últimos anos, as análises de acidentes do trabalho, realizadas por auditores - fiscais do MTE, vêm sendo progressivamente valorizadas como ferramenta auxiliar na prevenção desses eventos. O número de auditores interessados na análise de acidentes do trabalho tem crescido, levando ao aumento da oferta de cursos de atualização, bem como à realização de reuniões para discussão de acidentes, de modo a propiciar que diferentes experiências possam ser compartilhadas.
Recentemente, o MTE procedeu a inclusão de relatos de análises de acidentes no Sistema Federal de Inspeção do Trabalho – SFIT, definindo mecanismos de valorização dessa atividade em âmbito institucional. O interesse pelo tema é também evidenciado pela criação de grupo de trabalho dedicado à discussão e à difusão de conhecimentos a respeito dos acidentesindustriais maiores ou acidentes ampliados.
O objetivo desta publicação é de contribuir para as análises de acidentes do trabalho realizadas por auditores-fiscais do MTE. Ela parte do pressuposto que a melhoria dos conhecimentos relacionados à rede de fatores causais envolvida na gênese desses fenômenos é de grande importância para a prevenção. Mostra que a discussão acerca da análise de acidentes está presente em organismos governamentais de outros países e que é grande o leque de opções de técnicas à disposição dos auditores. Mostra também que a definição de “estrutura mínima” a ser adotada nessas análisesé vista como necessária por diversas razões: para evitar relatos sucintos e incompletos; para possibilitar uniformidade a sistemas de informação baseados nessas análises; para facilitar a utilização desses relatos em banco de dados que subsidiem análises posteriores otimizando o trabalho de auditores de outras localidades, etc.
Os auditores encontrarão a seguir texto que procura associar aspectos conceituais e práticos relativos à análise de acidentes. De modo deliberado, procurou-se evitar o prolongamento dos aspectos conceituais remetendo os interessados a fontes de consulta em que poderão aprofundar-se. Da mesma forma, em face ao grande número de sites de instituições afins, foi impossível explorar todos e optou-se por indicar aos interessados outros sites que poderão
consultar para a continuidade da linha adotada neste estudo.
Para finalizar a parte conceitual, no item “Recomendações Finais”, preferiu-se apresentar alternativas de abordagens que podem ser escolhidas pelo Ministério.
A compreensão apresentada é que, dada a heterogeneidade de abordagens e de recursos no Ministério, essas alternativas não são excludentes. Como profissional externo aos quadros do Ministério, o autor deste trabalho prefere indicar algumas vantagens e desvantagens associadas às escolhas possíveis.
A seqüência adotada no texto é a seguinte: inicialmente, apresentam-se aspectos do tema com base em achados de exploração de sites de instituições equivalentes ao Ministério do Trabalho e Emprego sediadas no Canadá e no Reino Unido. Em seguida, discorre-se acerca das formas como o tema é abordado em relatório de análise distribuído em curso organizado pelo grupo de trabalho que se dedica ao tema dos acidentes ampliados e em cursos ofertados a auditores-fiscais nos últimos anos. Por fim, acrescentamse referências a aspectos da abordagem desses eventos na literatura científica que se dedica à prática de análises de acidentes.

http://www.maxipas.com.br/principal/home/?sistema=conteudos|conteudo&id_conteudo=1489

Nenhum comentário: