FRASE DA SEMANA (mande a sua)

Na maioria das vezes somos causadores das nossas próprias desgraças!!! "Nogueira"

terça-feira, 28 de outubro de 2008

DDS - QUER SER ASSERTIVO? SEJA CLARO E DIRETO!

Você sabe exatamente o que significa a palavra assertividade? Muito se fala, muito se ouve e muitos pedem que você seja assertivo, não é? Pois saiba que esse comportamento influencia muito os seus relacionamentos na vida pessoal e na vida profissional, podendo, inclusive, interferir no desenvolvimento da sua carreira. Mas o que é assertividade? A explicação - assim como o comportamento assertivo - é direta: ser assertivo é ser objetivo, honesto, sem rodeios. Ou se é assertivo ou não. Não existe meio termo.

Parece simples, mas agir assertivamente depende muito mais de questões internas ao ser humano do que de simplesmente querer ser. Existem três características fundamentais para quem quer ser assertivo: autoconhecimento, autoconfiança e auto-estima. "Você só consegue ser assertivo se você está bem consigo mesmo. Você tem de confiar em você, e é natural que isso seja conquistado com a maturidade, ou seja, com a idade", explica Leila Navarro, palestrante motivacional e comportamental e colunista do Jornal Carreira & Sucesso. "É só com o passar de tempo que você sabe claramente o que quer e o que não quer, sabe que tudo tem um preço e que nem tudo você poderá fazer", explica.

E essa clareza é decorrente de conhecimento, que pode ser adquirido pela experiência da vida e com os próprios erros. "A assertividade só existe se você compreender o seu erro. Ou seja, tem muito a ver com as pessoas resilientes, que são aquelas que aprendem a dar a volta por cima", expõe José Waldo Camurça, professor de MBA na Fundação Getúlio Vargas e consultor sênior no Instituto MVC.

"O que acontece é que muitas pessoas projetam a sua felicidade na aceitação do outro. Temos muito medo de expor nossas idéias e vontades, para evitar atritos ou mesmo para não ofender", diz Leila. "E essa é uma questão relacionada com a nossa cultura e a nossa educação, que são pouco assertivas. Desde criança aprendemos a mentir. Vou dar um exemplo: uma vez eu vi uma criança pequena dizendo em voz alta que uma mulher era gorda. O que fez a mãe? Pediu para a criança não dizer aquilo porque a mulher ficaria chateada. Era para dizer que a tia era bonitinha. O que fez essa mãe? Ensinou que as pessoas ficam chateadas e ofendidas quando se diz a verdade."

E acabamos carregando isso para a vida adulta. "Às vezes, não recusamos um convite para não magoar. Tem gente que não consegue dizer não para nada, nem mesmo para um café, mesmo que não goste ou que esteja clareando os dentes, por exemplo", exemplifica a palestrante. "Não é fácil ser assertivo."

Difícil também é não confundir objetividade com agressividade. "Uma pessoa agressiva é aquela que não tem paciência para expor suas idéias, nem ouvir a dos demais e fala alto. Ou seja, faz de tudo para tentar ser ouvido e age assim porque tem medo que as pessoas não a ouçam. Nesse caso, há falta de autoconfiança, pois se trouxer bons números, idéias e estatísticas, a pessoa será ouvida, sim", indica Leila.

Camurça traz algumas dicas para ser assertivo: prefira dizer "é", "não é", "será". Nunca se deve usar "teria", "seria", "poderia", ou o gerúndio. "Isso gera incerteza, dúvida e insegurança", mostra o professor.

No campo profissional, ser assertivo significa dominar o conhecimento de sua profissão e conseguir expor clara e resumidamente os fatos, os números, os indicadores e os resultados sempre que necessário. "Na empresa, você deve ser técnico, e não sentimental, assim como não deve agir motivado por seus interesses", explica Camurça. No entanto, isso não significa que você não pode ter idéias e demonstrar sentimentos, se for necessário. O ser humano é emocional.

"Cabe à pessoa assertiva usar a racionalidade para gerenciar as emoções e não perder o controle das situações", explica Vera Martins, consultora da Assertiva Consultores e autora do livro Seja Assertivo, da Editora Alegro. Infelizmente, ainda existem situações em que vale aquele que grita mais e que tem mais poder. Sendo que, dentro das empresas, o mais correto é trabalhar em equipe para gerar resultados.

Para Leila Navarro, a dificuldade em se trabalhar em equipe também é uma questão de cultura, por isso a dificuldade e resistência de muitos profissionais. "Vivemos numa sociedade que privilegia a cultura da exclusão. A brincadeira da dança das cadeiras é um bom exemplo. Ninguém trabalha com a inclusão". Nesse raciocínio, também podemos exemplificar com os jogos de videogame e de tabuleiro.

As empresas também valorizam aqueles profissionais que trabalham sempre com múltiplas opções, ou seja, é fundamental ter em mãos os planos B, C e D, caso o A não possa ser utilizado. "Para isso, é fundamental conhecer amplamente o tema que você vai explorar e pensar não só no resultado imediato, pois as empresas pensam a longo prazo", explica Camurça.

No ambiente profissional, o perfil assertivo é cada vez mais valorizado, principalmente num mercado de mudanças contínuas, que exigem decisões objetivas e focadas nos resultados esperados. Por ser um estilo de comunicação direto e focado na solução do problema, a assertividade agiliza os processos de trabalho e clarifica as relações - conseqüentemente, melhora o trabalho em equipe, libera a criatividade e proporciona soluções mais eficazes e rápidas. "Uma empresa que respira em um clima assertivo com certeza terá maiores chances de competir no mercado ágil e competitivo em que vivemos", finaliza Vera Martins

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