FRASE DA SEMANA (mande a sua)

Na maioria das vezes somos causadores das nossas próprias desgraças!!! "Nogueira"

domingo, 8 de novembro de 2009

Carreira: A Situação dos Técnicos em Segurança do Trabalho

A Situação dos Técnicos em Segurança do Trabalho

Pergunta enviada por: Álvaro

Por favor, analise minha situação:

Eu cursei Técnico em Segurança do Trabalho na cidade onde resido e realizei estágio supervisionado em uma empresa de grande porte no ramo de metalurgia, durante 120 horas.

Contribuí significativamente para a minha formação, uma vez que acompanhei e realizei trabalhos com diversos riscos (físicos, químicos, ergonômicos e risco de acidentes), não trabalhando apenas com riscos biológicos, pois este não era um risco preocupante na empresa.

Atualmente estudo:

- Graduação de Tecnologia em Informática (3° módulo), Técnico em Administração (3° módulo). Além de possuir cursos profissionalizantes na área da mecânica industrial.

Apesar de estar me graduando na área de Tecnologia da Informação TI, continuo em busca do primeiro emprego de Técnico em Segurança do Trabalho, para tanto procuro estar sempre bem informado, analisar use-cases, trocar informações e receber orientações etc.

Você acha que estou caminhando por trilhos certos?

Quais orientações você considera importantes serem incorporadas em minha carreira profissional?

Tenho conhecimento que todo profissional de sucesso possui a famosa “Rede de Relacionamentos”. Isso é verdade?

Resposta:

Caro amigo Álvaro vamos as respostas para a suas perguntas:

Você acha que estou caminhando por trilhos certos?
Você está trilhando caminhos paralelos que dependendo de uma boa formação pode dar muito certo. Há muitas empresas que carecem de profissionais especializados e você que já é Técnico em Segurança, poderá contemplar o mercado de trabalho como mais essa especialidade que é a informática.
A Segurança do Trabalho é 100% informatizável, ou seja, você poderá desenvolver softwares para essa área e ganhar muito dinheiro com isso, só depende de você.

Eu parto da premissa que estudar sempre é bom, porquê os conhecimentos adquiridos uma hora ou outra acabam tendo valor.

Se você gosta da área de Segurança do Trabalho, seja persistente, sempre haverá uma porta aberta para pessoas criativas e empreendedoras.

Quais orientações você considera importantes serem incorporadas em minha carreira profissional?
Fazer o máximo de cursos possíveis como nos exemplos abaixo:

Aprimoramento profissional:
- Proteções respiratórias
- Primeiros socorros
- Combate a incêndio
- Formação de brigada de incêndio
- MOPP
- Trabalho em altura
- Meio ambiente
- Construção civil
- Resgate em espaços confinados
- Caldeira
- Operações com empilhadeira

Informática:
- Windows
- Linux
- Word
- BROffice (muito parecido com o Word)
- Excel
- Acces
- Photoshop
- CorelDraw

Idiomas:
- Inglês
- Espanhol

Tenho conhecimento que todo profissional de sucesso possui a famosa “rede de relacionamentos”. Isso é verdade?
Isso mesmo, quanto mais pessoas você conhecer, melhor pra você. Ampliando a sua rede de contatos, você estará aumentando as suas chances de emprego.
Um grande abraço e boa sorte.

http://www.liveseg.com.br/dicas_a_situacao_do_tst.html

Um comentário:

Anônimo disse...

boa noite, bom vc tem focar no quer vc quer não adianta ficar, procurando profissoes, embora e muito importante o conhecimento de varias coisa ou area como queira, mas se gosta da area de seg do trabalho, precisa se qualificar e se possivel fazer estagio ate na faixa ou seja de graça, assim terá oportunidade de trabalho.. le digo sou tec se seg do trabalho e emuito bom a area e tem campo so falta pessoas com determinção e qualificação.. então omce a manter contanto com profissionais e sempre tcirando duvidas, te falo o mercado esta aquecido e precisa de prefissionais qualificdo e determinado e assim focado no que quer..
se quiser manter contanto meu email
katarina-vip@hotmmail.com
boa sorte!!!