Não há nenhuma orientação por parte do Ministério da Saúde de que as pessoas disponibilizem em seus aparelhos celulares contatos de pessoas ou parentes que devam ser acionadas em caso de emergência.
A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação Médica que identificam a urgência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador.
Esse profissional faz o primeiro diagnóstico da situação iniciando o atendimento com orientações sobre as primeiras ações ao paciente, ou à pessoa que realizou a chamada. Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um serviço de saúde adequado à solicitação; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma ambulância com médico e enfermeiro, equipada com todo suporte de atendimento intensivo.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 funciona 24 horas por dia e é acionado com uma chamada gratuita para o número de acesso universal 192.
Atenciosamente, Ministério da Saúde
Para mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br
Muito obrigado pela colaboração e pelo seu esclarecimento. Como citei na postagem o material foi enviado por um colaborador da Bahia que conheço particularmente. Acredito que ele recebeu por email e com boas intenções me repassou.
De qualquer forma aidéia é boa. Afinal já fazia isso no meu aparelho mesmo antes de receber esse "informativo".
Vou deixar disponivel para os seguidores do Blog difundir a idéia ou quem sabe descobrir se realmente alguem do SAMU divulgou essa idéia.
Muito obrigado pela participação e grande colaboração. Manda material para nos ajudar mais.
Realmente esse comunicado não é oficial. Não estamos fazendo nenhuma divulgação sobre esse informativo e sim explicando sobre o atendimento do serviço do SAMU/192 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
Vale lembrar que você também pode acompanhar e se informar diretamente com o Ministério da Saúde por meio de seus perfis e comunidades nas redes sociais, tais como Twitter, Facebook e no Orkut.
Ficaremos sempre à sua disposição para eventuais dúvidas e sugestões.
Obrigado,
Ministério da Saúde
Para mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br
O Objetivo desse BLOG é informações variadas mas sempre vou puxar mais pra minha área. SEGURANÇA DO TRABALHO.
Estarei disponibilizando temas de DDS toda Semana.
Espero a participação dos colegas que gostam de informações! Vai ser um ajudando o outro. Um abraço a todos. TS. Nogueira (Técnico de Segurança Nogueira).
3 comentários:
Caro Blogueiro,
Não há nenhuma orientação por parte do Ministério da Saúde de que as pessoas disponibilizem em seus aparelhos celulares contatos de pessoas ou parentes que devam ser acionadas em caso de emergência.
A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação Médica que identificam a urgência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador.
Esse profissional faz o primeiro diagnóstico da situação iniciando o atendimento com orientações sobre as primeiras ações ao paciente, ou à pessoa que realizou a chamada.
Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um serviço de saúde adequado à solicitação; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma ambulância com médico e enfermeiro, equipada com todo suporte de atendimento intensivo.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 funciona 24 horas por dia e é acionado com uma chamada gratuita para o número de acesso universal 192.
Atenciosamente,
Ministério da Saúde
Para mais informações:
fernanda.scavacini@saude.gov.br
Cara Fernanda
Muito obrigado pela colaboração e pelo seu esclarecimento. Como citei na postagem o material foi enviado por um colaborador da Bahia que conheço particularmente. Acredito que ele recebeu por email e com boas intenções me repassou.
De qualquer forma aidéia é boa. Afinal já fazia isso no meu aparelho mesmo antes de receber esse "informativo".
Vou deixar disponivel para os seguidores do Blog difundir a idéia ou quem sabe descobrir se realmente alguem do SAMU divulgou essa idéia.
Muito obrigado pela participação e grande colaboração. Manda material para nos ajudar mais.
Grande abraço
Nogueira
Téc. de Segurança
Caro André Nogueira.
Realmente esse comunicado não é oficial. Não estamos fazendo nenhuma divulgação sobre esse informativo e sim explicando sobre o atendimento do serviço do SAMU/192 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
Vale lembrar que você também pode acompanhar e se informar diretamente com o Ministério da Saúde por meio de seus perfis e comunidades nas redes sociais, tais como Twitter, Facebook e no Orkut.
Ficaremos sempre à sua disposição para eventuais dúvidas e sugestões.
Obrigado,
Ministério da Saúde
Para mais informações:
fernanda.scavacini@saude.gov.br
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