FRASE DA SEMANA (mande a sua)

Na maioria das vezes somos causadores das nossas próprias desgraças!!! "Nogueira"

terça-feira, 17 de agosto de 2010

DDS - MAU SUBITO



Bussunda: Vitima de Mau Subito



Aquidauana: homem sofre mau súbito, cai e fere o rosto

Segunda, 16 de Agosto de 2010 - 16:40 hs

http://www.anastacionoticias.com.br/imagens/barra_trans.gif

Justo Ajala, de 50 anos de idade, teve de ser atendido pela guarnição de Resgate do Corpo de Bombeiros de Aquidauana. O fato ocorreu na estrada Boiadeira, Nova Aquidauana, Aquidauana. Os bombeiros encontraram Ajala caído, consciente, porém desorientado.

O homem apresentava um corte contuso e escoriações na região frontal lado direito. A queda teria sido provocada por um mau súbito sofrido pela vítima. O mesmo foi imobilizado e transportado até o Pronto Socorro.

Fonte: http://www.anastacionoticias.com.br/index.php?pagina=noticias-ver&codigo_noticia=22820


Estudante morre ao sofrer mau súbito no Thermas

Dom, 20 de Dezembro de 2009 21:12

Com transplante de coração marcado para o próximo mês de fevereiro, o estudante Mike Hen­riq­ue Gomes Serrano, de 15 anos, mo­rador na cidade de Monte Alto, morreu depois de sofrer um mau súbito no interior do clube “Thermas dos Laranjais”. A informação é da secretária, Edineusa de Godoy, da escola municipal Juven­tina Pena Campos, de Monte Alto.

Segundo a secretária, ela acompanhou a excursão da escola a Olímpia e estava ao lado do estudante quando ele passou mal e recebeu os primeiros socorros prestados pelos salva vidas do clube. “Tudo que poderia ser feito, foi feito”, atestou.

De acordo com a secretaria Edneusa, Mike estava muito feliz no clube, pois participava da excursão, juntamente com outros 39 alunos, dos formandos da 8ª Série. Garantiu que todos os pais, inclusive o de Mike, assinaram autorização permitindo a viagem a Olímpia.

Por outro lado, no 1º Distrito Policial de Olímpia foi registrado boletim de ocorrência, de natureza “Morte a esclarecer”. Consta no registro policial, que na tarde da última terça-feira, dia 15, por volta das 14 horas, o estudante estava em uma bóia, no rio de corredeira, conhecido como rio lento, onde começou a passar mal.

Depois de receber os primeiros socorros no clube, o estudante foi levado por uma ambulância até a Santa Casa, onde chegou sem movimentos e sem pulsação. O óbito foi constatado pelo médico de plantão Fernando Okake. Foi realizado exame necroscópico no IML – Instituto Médico Legal de Barretos. O resultado que apontará a causa da morte, deverá ser conhecido em 30 dias.

Fonte: http://www.ifolha.com.br/index.php/policia/4086-estudante-morre-ao-sofrer-mau-subito-no-thermas

O que é o MAU SUBITO?

O mal súbito é um risco aos viajantes, já que, em casos mais graves, pode levar o motorista a perder o controle do veículo, colocando em perigo a própria vida e a de outras pessoas. “Se houver indícios de mal-estar com perda ou diminuição do nível de consciência, não se deve dirigir, porque o veículo pode se tornar uma arma e são grandes as possibilidades de acidentes”, alerta Colombo Filho. Por isso, é importante parar em local seguro e procurar ajuda assim que começar a sentir descompensação das funções. “Se não estiver em condição de pedir auxílio, deve ficar parado até a chegada de assistência”, orienta.
De acordo com o médico, o socorro aos chamados de mal súbito vem mantendo média de 58 ocorrências mensais, com 640 atendimentos entre janeiro e novembro deste ano. “Desse total, foram registrados nove casos de internações, resultando em quatro óbitos”, revela. Após o socorro prestado na pista, os profissionais da equipe de APH mantêm acompanhamento dos pacientes encaminhados aos hospitais.


PREVENÇÕES
Os sintomas do mal súbito podem variar, mas os mais comuns são dores de cabeça, no peito e abdominal, perda de visão, sudorese, falta de ar, crises de ansiedade, tremor de forte intensidade ou piora súbita de um desses sintomas. Suas principais causas são má alimentação, cansaço, distúrbios cardiovasculares, hipoglicemia, diabetes, deficiências respiratórias e intoxicação alcoólica.
Para quem possui um quadro clínico com tendência a apresentar mal súbito, são necessárias algumas precauções. Evite:


· viagens noturnas
· viagens longas
· viagens em condições climáticas adversas.
O chefe do serviço de Atendimento Pré-Hospitalar recomenda que, ao viajar, o motorista deve:
· estar acompanhado
· levar medicações que utiliza
· fazer paradas intermitentes ou a cada hora para auto-estimular o organismo, alimentando-se, ingerindo líqüidos ou fazendo uma breve caminhada
· se houver dúvidas sobre suas condições, não viaje.


Em casos de doenças crônicas ou graves, o médico orienta que seja mantida na carteira um relatório médico especificando a doença e a tipagem sangüínea. “O documento explicando a situação clínica da pessoa é importantíssimo nas situações de emergência, porque o atendimento será feito de maneira precisa”, destaca.

Melhor forma de evitar o mal súbito é a prevenção.

Os cardiologistas são unânimes ao afirmar que a prevenção é a melhor maneira de se evitar problemas do coração, inclusive o mal súbito. Alimentação balanceada, exercícios físicos, não fumar em absoluto, beber só socialmente, e evitar gordura. No caso do humorista Cláudio Besserman Vianna, o Bussunda, que faleceu no último sábado, o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia-BA, Antônio Gilson Lapa Godinho afirmou que não se trata de morte súbita. “Ele abusou. Teve 24 horas para procurar um socorro e tentar evitar o infarto, por isso não considero que sua morte tenha sido súbita. Assim que terminou o jogo ele passou mal e teve desconforto durante a noite inteira. O aparecimento de qualquer sintoma já é o suficiente para procurar um médico e não ficar esperando o pior acontecer. A maioria das pessoas acha logo que dor no peito é causada por gases e mascaram a verdadeira causa”. O humorista começou a passar mal depois de uma partida de futebol que ocorreu na sexta-feira. Na manhã do sábado, Bussunda teria voltado a sentir falta de ar, mas se recusou a ir ao hospital e foi atendido por paramédicos que se encontravam no hospital quando sofreu ataque cardíaco fulminante. Segundo o cardiologista Mário Rocha, da Sociedade Brasileira de Cardiologia e do Hospital Português, apenas 50% dos infartados chegam ao hospital. “Geralmente a morte súbita não apresenta nenhum tipo de aviso prévio e ocorre dentro de um prazo de até 24 horas, entre o início dos sintomas até ser constatado o óbito. São necessários controles médicos periódicos, não fumar, ter uma alimentação equilibrada (ingerir menos sal, açúcar e gordura, e mais frutas, legumes, verduras, grãos e carnes magras) e praticar exercícios físicos para diminuir a probabilidade de sofrer desse mal”, disse.
Em crianças é mais freqüente nos primeiros três meses e está relacionada a fatores genéticos hereditários, sendo mais freqüente em filhos de mães fumantes. Em jovens e adultos, sedentários ou atletas, a grande maioria acontece por doenças do coração ou por excesso de esforço físico. Na maioria dos casos são provocadas por arritmias do ciclo cardíaco que levam a uma queda do rendimento, faltando sangue no cérebro. O uso de certos medicamentos como descongestionantes, os utilizados para tratar depressão, para emagrecer ou drogas também podem aumentar o risco.
Um ataque cardíaco acontece quando parte de seu coração não recebe oxigênio em quantidade suficiente.
O coração é um músculo e como os outros do corpo, precisa de oxigênio, que é fornecido pelo sangue dos vasos sangüíneos, conhecidos como artérias coronárias.
Um coágulo sangüíneo em uma dessas artérias pode bloquear o fluxo de sangue para o músculo cardíaco o que acarreta prejuízos ao coração e a depender do tempo de duração deste bloqueio, uma parte do coração morre fazendo com que pare de funcionar corretamente.
Ataques cardíacos podem ocorrer caso seu coração passe a precisar subitamente de mais oxigênio durante exercícios intensos.
Tanto homens como mulheres têm ataques cardíacos, risco este que aumenta com a idade.
Placas (fragmentos de colesterol) podem crescer no interior das artérias diminuindo seu diâmetro. Além disso , coágulos sangüíneos podem então se formar nesta artéria estreitada e bloqueá-la.

Avaliação de riscos começa aos 20 anos

Para evitar um primeiro ataque cardíaco ou um derrame, a avaliação de risco cardiovascular deve se iniciar aos 20 anos de idade - isto é o que prega a American Heart Association em suas novas “Diretrizes para a Prevenção Primária de Doenças Cardiovasculares e Acidente Vascular Cerebral: atualização de 2002”, divulgadas através da revista Circulation. Estas mesmas diretrizes também recomendam que os médicos calculem o risco de se contrair uma doença cardiovascular nos próximos 10 anos para pessoas com idade de 40 anos ou maior, ou para qualquer pessoa que tenha múltiplos fatores de risco.
Estas novas diretrizes incorporam novas des cobertas que surgiram desde que a American Heart Association publicou as recomendações anteriores, em 1997, e procuram categorizar as pessoas de acordo com o número e tipos de fatores de risco.
Os fatores de risco que são avaliados incluem a pressão arterial, índice de massa corpórea, circunferência da cintura e registro da pulsação pelo menos a cada 2 anos, e exames de colesterol e de glicose no mínimo a cada cinco anos, começando na idade de 20 anos.
A Estimativa de Risco Global combina informação de todos os fatores de risco existentes para determinar o risco percentual de uma pessoa contrair doença cardiovascular nos próximos 10 anos. Áreas múltiplas de risco leve podem ser mais importantes do que uma área de risco muito alto. Recomenda-se que esta estimativa seja efetuada a cada cinco anos para pessoas de 40 anos ou mais de idade, ou para qualquer pessoa com dois ou mais fatores de risco.
Estas novas diretrizes incorporam novas descobertas que surgiram desde que a American Heart Association publicou as recomendações anteriores, em 1997, e procuram categorizar as pessoas de acordo com o número e tipos de fatores de risco.
Os fatores de risco que são avaliados incluem a pressão arterial, índice de massa corpórea, circunferência da cintura e registro da pulsação pelo menos a cada 2 anos, e exames de colesterol e de glicose no mínimo a cada cinco anos, começando na idade de 20 anos.
A Estimativa de Risco Global combina informação de todos os fatores de risco existentes para determinar o risco percentual de uma pessoa contrair doença cardiovascular nos próximos 10 anos. Áreas múltiplas de risco leve podem ser mais importantes do que uma área de risco muito alto. Recomenda-se que esta estimativa seja efetuada a cada cinco anos para pessoas de 40 anos.

www.tsnogueira.blogspot.com

Nenhum comentário: