FRASE DA SEMANA (mande a sua)

Na maioria das vezes somos causadores das nossas próprias desgraças!!! "Nogueira"

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

DDS - Acidente com a famosa lixadeira

Local do ocorrido não divulgado e está sendo divulgado como aprendizado de segurança.

O trabalhador estava tentando abrir uma tampa de aço de um bueiro que ficava no local da obra. Como não tinha a ferramenta adequada para abrir a tampa de aço ("pé de cabra"), tentou abri-la com outras ferramentas, mas não conseguiu e também danificou o slot utilizado para posicionar a ferramenta para abri-la.
O trabalhador, finalmente, decidiu cortar a tampa de aço usando uma esmerilhadeira de mão. Ele inicialmente tentou cortá-la com o disco de 6", como não conseguiu, o trabalhador decidiu tentar e usar um disco de 12”, O relatório reporta que o supervisor estava presente no local.
Como o disco de 12” não coube no suporte de disco da esmerilhadeira, pois a proteção só permite a utilização do disco do tamanho a ser instalados nela, ele decidiu retirar a proteção para permitir que o disco de 12 polegadas fosse acoplado no conjunto.
Quando o disco de 12" foi instalado o trabalhador começou a cortar a tampa do bueiro de aço que tem uma espessura de cerca de 0,5 a 1cm.
Ele conseguiu cortar a tampa em um cumprimento de 3/4 do diâmetro da tampa e, de repente, devido à longa duração e extrema força aplicada, ou devido a qualidade e a durabilidade do disco que estava sendo usado, o mesmo sw quebrou e atingiu o trabalhador jogando-o para o chão. Uma parte do disco quebrado se alojou na têmpora direita até o queixo direito.
O trabalhador veio a falecer 15 minutos após a ocorrência do acidente.
Este acidente fatal acima poderia ter sido evitado se o trabalho tivesse sido supervisionado de perto, se a ferramenta certa tivesse sido utilizada, se o EPI adequado tivesse sido usado pelo trabalhador, se os riscos tivessem sido identificados, avaliados e as medidas de controle divulgadas a todos os empregados antes de iniciar o trabalho.
Conhecer o trabalho e suas limitações é fundamental para tomarmos a decisão correta antes de executar qualquer tarefa.
É função dos supervisores identificar condições inseguras e improvisações que podem causer acidentes e orientar a correta execução das tarefas
Divulguem no seu site e verifiquem a correta utilização das ferramentas e dos discos de abrasão e corte.



3 comentários:

hevelim disse...

infelizmente essas adptações são muito comum... muito bom divulgar ocorrencias como essas para tentar conscientizar os trabalhadores com as perdas de outras pessoas...

hevelim disse...

nossa, lendo o seu perfil, trabalhamos na mesma empresa, e até na mesma cidade... Sou Hevelim Nóbrega, trabalhei em diversas áreas da braskem pela ARM Previne na cidade de Camaçari... passei por diversos tipos de empresas, quimica, petroquimica, construção civil, termoeletrica, e agora estou em recife trabalhando no Estaleiro - construção naval... estarei usando essa divulgação sua arrespeito de esmerilhadeira em meu proximo DDS, muito boa iniciativa!!! parabéns!!! a segurança precisa realmente de pessoas como vc... sucesso sempre...

joseli disse...

Estou estagiando na area de construçao civil em taludes e contençao de encostas estou amando os materias espero que possamos compartilhar muitos dds e outras informaçoes.