FRASE DA SEMANA (mande a sua)

Na maioria das vezes somos causadores das nossas próprias desgraças!!! "Nogueira"

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Acidentes com celulares durante o abastecimento de veículos Lenda? Meia-verdade?

Acidentes com celulares durante o abastecimento de veículos


Lenda?
Meia-verdade?

  


    A mensagem trata de acidentes ocasionados pelo uso de telefones celulares em postos de gasolina. Diz que a Shell teria divulgado alertas mencionando acidentes. Numa apreciação preliminar, verificam-se alguns pontos que tornam a mensagem bastante suspeita e forte candidata a figurar no rol das lendas.
      1. Referência a uma empresa de grande de porte tentando, com isso, dar credibilidade aos fatos descritos. 2. Ausência de dados precisos sobre datas e locais onde teriam ocorrido os supostos acidentes. 3. A afirmação de que "...aparelhos celulares se incendiaram... " durante o abastecimento é imprecisa, pois, mesmo que ocorra uma fagulha nele, o incêndio não ocorreria no aparelho e ele queimaria depois de exposto às chamas. 4. A afirmação de que "... aparelhos celulares se incendiaram durante uma conversação ..." é pouco digna de crédito pelas razões expostas acima. 5. O texto mistura fatos reais (recomendações de segurança) com supostas ocorrências de acidentes.
    Consultada sobre o assunto, a Shell informou o seguinte:
Prezado Sr. Gevilacio,

Em resposta a seu e-mail, esclarecemos que nenhum dos incidentes citados ocorreu em instalações e nem foi veiculado pela Shell. Entretanto, com relação aos perigos e cuidados com telefones celulares em postos de serviço segue a informação abaixo:

- A área de abastecimento de veículos em um posto de gasolina é uma área de risco, dado que durante o abastecimento são liberados gases inflamáveis pela abertura do bocal do veiculo, causados pela passagem do combustível do bico da bomba para o tanque do automóvel.

- Estas áreas deixam de ser perigosas, a partir de 5 metros de distancia da cobertura da pista.

- Estes gases são mais pesados que o ar, assim, ao serem liberados, terão a tendência de permanecer entre uma altura pouco acima do bocal e o solo, até se dissiparem.

- Estes gases, desde que tenham uma mistura adequada com o ar, poderão se inflamar expostos a uma fonte de ignição (calor, faíscas elétricas ou chama).

- Os celulares, embora tenham melhorado na qualidade de construção e de encaixes da caixa com a bateria, não são adequados para uso nestas áreas, uma vez que existem frestas na caixa do aparelho, que podem possibilitar contato de alguma centelha interna com a atmosfera externa. A razão disto é que qualquer faísca que os contatos elétricos do aparelho possam gerar poderá inflamar a mistura mencionada acima que possa existir no momento da liberação.

- Celulares em postos de serviço NUNCA poderão ser utilizados na área embaixo da cobertura onde existem as bombas de abastecimento. Caso haja extrema necessidade de utilização de celulares em postos, estes deverão ser utilizados dentro das lojas de conveniência ou a, no mínimo, 5 metros distante do limite da cobertura e da área de descarga de produto onde existem os bocais de tanques (tampas redondas) no solo, para recebimento de combustível pelo posto.

- No manual de aparelhos celulares consta o alerta de não utilização durante o abastecimento de automóveis.

- Nos nossos postos, constam avisos de não utilização fixados nas pilastras da cobertura.

Agradecemos sua visita ao nosso site.

Shell Brasil Ltda.
    Diante da nova versão surgida em julho de 2004, a Shell informa em sua página:
O Grupo Shell (nível mundial) não tem informação de qualquer acidente grave provocado pelo uso de telefones celulares em suas instalações. Portanto, o e-mail que está circulando na internet como se fosse um alerta da empresa é falso e não é de autoria do Grupo Shell.
1. Tais avisos [de risco potencial] surgiram, aparentemente, a partir das precauções contidas nos manuais de fabricantes de telefones celulares alertando para evitar o seu uso em áreas com 'atmosfera potencialmente explosiva', tal como um posto de gasolina. No entanto, esse alerta surgiu a propósito de uma norma emitida no Reino Unido numa época em que os telefones celulares possuíam potência de até 20 Watts enquanto hoje a potência mais comum é de 0,6 Watts.

2. Para concluir, as pesquisas realizadas não produziram nenhuma evidência que sugira existir o risco real de um telefone celular produzir acidentes em postos de gasolina. Na verdade, jamais foi confirmada, em todo o mundo, a ocorrência de um acidente diretamente associado ao uso de telefone celular.

3. Apesar de ser teoricamente possível que uma faísca originada de uma bateria de telefone celular possa produzir ignição em um vapor de gás sob condições bem definidas, as evidências históricas não indicam a necessidade de novas pesquisas sobre o assunto.

Mais em Investigation of the Potential for Wireless Phones to Cause Explosions at Gas Stations
    O Petroleum Equipment Institute - PEI em sua página Stop Static informa:
O PEI jamais documentou um único acidente, associado ao uso de telefones celulares, durante o abastecimento de veículos.

Nessa mesma página do PEI existem três recomendações de segurança a serem seguidas durante o abastecimento de veículos:
    * Desligue o motor do carro. * Não fume. * Não abra a porta do carro.
(O texto diz para não retornar ao veículo - Never Re-enter Your Vehicle, mas você não vai deixá-lo no posto, vai? :)) O alerta é para evitar a aparição de uma faísca, provocada por eletricidade estática, no momento em que se toca no carro. Os vapores existentes no local e o surgimento de uma faísca podem provocar explosão.)

M mensagem semelhante circula nos Estados Unidos desde 1999 e é a origem da versão brasileira.. (Veja The New 'Boom' in Cell Phones.)

Em meados de 2004, surgiu vídeo mostrando princípio de incêndio num posto de gasolina. O vídeo se intitula La gasolinera, sugerindo que o fato teria ocorrido em país de língua espanhola.




Nesse vídeo, o fogo surge no momento em que a mulher sai do carro e toca no bico da mangueira. O incêndio é conseqüência de faísca decorrente de eletricidade estática. Nada a ver com telefone celular.

Conclusão: é mais um boato, uma pulha virtual. Nem os fatos descritos ocorreram nem a Shell divulgou o alerta mencionando os supostos acidentes.


No entanto...

Dia 19 de novembro de 2007, 02:30 h, cidade de São Paulo, mais precisamente, posto de gasolina localizado na esquina das ruas Lisboa e Arthur de Azevedo (bairro de Pinheiros): ocorreu incêndio no momento em que caminhão tanque abastecia uma das bombas.


Enquanto o jornal G1 - Edição São Paulo não especificava as causas do acidente, o jornal ZeroHora.com afirmava em sua edição do dia seguinte:
No dia 23 de novembro (2007), a notícia:
    "Morre frentista do posto que explodiu em Pinheiros. ... "Alguns companheiros do frentista no trabalho afirmam que o acidente ocorreu logo após Santos, que estava em cima de um caminhão ajudando a abastecer os tanques do posto, abrir um celular. A hipótese é que neste momento alguma faísca possa ter saído do celular e provocado a explosão."
A hipótese é que... Por via das dúvidas, não use telefone celular em posto de gasolina. É mais seguro.

Veja o filme registrado por câmara de segurança do posto:


 
Em março de 2006,

"O celular de uma estudante de Araras, no interior de São Paulo, explodiu dentro do bolso da calça. A menina de 14 anos estava em um show e teve uma queimadura de segundo grau na perna."

Mais em Celular de estudante explode no bolso da calça

Mais sobre telefones celulares e gasolina:

Cell-Phone Fires: A Lot of Static

Estudo explica porque celular em posto é proibido

Exxon warns dealers of cell phone risks

O boato que virou lei (em São Paulo, a maior cidade do país :)

Quais os riscos do uso do celular?

The New 'Boom' in Cell Phones

fonte: http://www.quatrocantos.com/lendas/74_celular_gasolina.htm

Nenhum comentário: