FRASE DA SEMANA (mande a sua)

Na maioria das vezes somos causadores das nossas próprias desgraças!!! "Nogueira"

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Dicas para prevenir a Flatulência

Lidando com a flatulência

Todo mundo solta uma certa quantidade de flatos todos os dias. Geralmente, de 400 a 2 mil mililitros de oxigênio, nitrogênio, dióxido de carbono, hidrogênio e metano são expelidos do corpo a cada dia. A maior parte do tempo, isso acontece sem causar alarde (som ou cheiro), mas sob certas circunstâncias, e para algumas pessoas, alimentos mal-digeridos passam do intestino delgado para o grosso (cólon), onde essa massa é fermentada pela grande quantidade de bactérias existentes. Esses pequenos benfeitores do cólon não escolhem muito. O que quer que você mande para eles, eles colocam no cardápio. É o gás produzido por bactérias que dá ao flato o odor característico que ele tem quando é expelido.

Se você for um estóico ou um recluso, pode ser que consiga simplesmente ignorar o excesso de gases e seus efeitos sonoros. Mas se você não é nenhum dos dois, há algumas coisas que pode fazer para prevenir ou aliviar a flatulência:

Fique calmo - o estresse emocional pode piorar o problema de flatulência. O trato gastrointestinal é extremamente sensível à ansiedade, raiva e depressão. Uma rede de nervos conecta esta área do corpo ao cérebro e, quando você está sob estresse, os músculos do abdome se contraem. O resultado são espasmos doloridos. Comer sob estresse também pode contribuir para a flatulência porque você tende a engolir ar.

Faça exercícios - algumas vezes, a flatulência ocorre em decorrência de um processo digestivo problemático e não por uma dieta errada. Isso acontece porque a passagem de alimentos pelo trato digetivo pode ser atrapalhada. Os exercícios ajudam a regular esse processo. Por isso, quando as coisas ficarem desconfortáveis, vá caminhar. Também é possível aplicar pressão sobre o seu abdome ou deitar no chão de barriga com um travesseiro dobrado sob seu abdome para ajudar a aliviar o desconforto do excesso de gases. Sentar-se no chão com os joelhos encostados no peito e seus braços abraçando as pernas enquanto balança seu corpo para frente e para trás também pode ajudar, assim como colocar uma bolsa de água quente sobre o seu abdome.


2006 Publications International, Ltd.
Exercícios ajudam a regular o processo digestivo e pôr um ponto final à flatulência



Relaxe - se você for fazer uma longa viagem de avião, use roupas folgadas. Calças apertadas podem contrair o abdome e causar dor.

Acabe com os arrotos - hábitos que podem levar ao excesso de arrotos, tais como engolir ar e mascar chiclete, também podem causar problemas como flatulência.

Fique ativo - pastilhas de carvão ativado, disponíveis nas farmácias sem a necessidade de receita, podem auxiliar a absorver o excesso de gás e acalmar o seu problema de flatulência. No entanto, se estiver tomando qualquer medicamento receitado pelo médico, primeiro pergunte ao farmacêutico se o carvão ativado irá interferir na ação dele.

Busque o alívio - se você não resistiu a um prato de feijão temperado no almoço e está com medo de voltar no carro com seus amigos, pare na farmácia mais próxima. Há muitos produtos liberados que contêm simeticona, que podem ajudar a diminuir o excesso de gases.

Seus hábitos alimentares podem prevenir a flatulência. Na próxima seção, vamos falar de comidas que estimulam a produção de gases e devem ser evitadas.


Dicas para prevenir a flatulência

É óbvio que a sua alimentação pode ser um grande fator de contribuição para a flatulência. Aqui estão alguns alimentos que devem entrar na sua dieta e outros que devem sair.

Coma para vencer - os carboidratos causam gases em algumas pessoas, mas certos carboidratos fornecem nutrientes vitais e, do ponto de vista nutricional, não seria correto eliminá-los de sua alimentação. Uma abordagem mais saudável seria cortar os açúcares simples e carboidratos refinados (como bolos, donuts, biscoitos, pães brancos e outros produtos feitos com farinha refinada) e preferir as fibras dietéticas e/ou carboidratos integrais. São necessárias quantidades menores de carboidratos provenientes de fibras para se sentir satisfeito, permitindo que você diminua a ingestão total de carboidratos sem se sentir com fome ou perder fibras, vitaminas e minerais valiosos. Caso você seja novo no mundo das fibras dietéticas e alimentos integrais, faça a mudança de modo gradual para que o seu sistema digestivo possa se adaptar ou você pode acabar produzindo mais gáses.

Diminua o consumo de leite - algumas pessoas não possuem a quantidade suficiente da enzima lactase no intestino para digerir a lactose, o açúcar do leite. Se você for intolerante à lactose, substitua o leite por suco de laranja com adição de cálcio ou leite de soja com adição de cálcio. Tente também iogurte ou manteiga, que em alguns casos podem ser consumidos por pessoas intolerantes à lactose, não causando gases. Para descobrir se a intolerância à lactose está por trás do seu excesso de gases, diminua ou elimine o leite por alguns dias para verificar se a sua flatulência desaparece.

Adicione um pouco de enzima - se você for alérgico à lactose mas não quer desistir do leite, é possível experimentar produtos vendidos sem receita como o Yakult, que contêm lactase, a enzima que ajuda a quebrar a lactose. Certifique-se de seguir as instruções da embalagem com cuidado.

Elimine os problemáticos - alguns alimentos são bem conhecidos por causar gases. Para descobrir se esses alimentos afetam você, pare de comê-los até que sinta que o problema da flatulência ficou menor, então comece a adicioná-los de volta à sua dieta, um por um. Se o seu corpo puder tolerar pequenas quantidades, aumente a ingestão gradualmente.

Cozinhe seus feijões - os feijões são uma grande fonte de fibras e proteína, mas para muitas pessoas, comê-los pode trazer resultados explosivos. Ao invés de desistir do feijão, tente mudar a maneira como você o está preparando. Deixe-o de molho na água durante a noite e pela manhã, troque a água e cozinhe por cerca de meia hora. Jogue essa água fora, coloque água limpa e cozinhe por mais 30 minutos. Escorra a água pela última vez, coloque água limpa e termine de cozinhar.

Confira a próxima página para ver uma lista completa de alimentos que podem causar flatulência.

Publications International, Ltd.

Nenhum comentário: