FRASE DA SEMANA (mande a sua)

Na maioria das vezes somos causadores das nossas próprias desgraças!!! "Nogueira"

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

A Prevenção de Incêndios no Brasil

A Prevenção de Incêndios no BrasilAs

autoridades governamentais de nosso país deveriam estar mais atentas à prevenção de incêndios em nossa sociedade antes que seja tarde demais O nosso país é, sem dúvida, um dos mais atrasados do mundo em relação à prevenção de incêndios. Nossos governos, municipais, estaduais e o federal, quase nada fazem para melhorar esta situação; são omissos em relação a este problema que é seríssimo e que provoca a perda de várias vidas. Os poderes públicos, legislativo, judiciário e executivo não têm se empenhado como deveriam na apresentação de leis, decretos e portarias para resolver a questão. O Corpo de Bombeiros não recebe as verbas necessárias para o treinamento adequado de seus componentes e para a efetiva prevenção de incêndios. Dinheiro para a aquisição de veículos então, nem pensar. Recentemente, estive em Porto Alegre e alguns bombeiros da Brigada Militar perguntaram-me, em tom de brincadeira, se eu poderia interceder junto ao comandante do Corpo de Bombeiros de São Paulo, para doação de algumas das viaturas da coleção histórica da corporação que estão em melhores condições do que muitas em uso no Rio Grande do Sul.

O Contru de São Paulo - órgão da prefeitura outrora mais rica do país - não tem em seu quadro funcionários suficientes para fiscalizar as edificações da cidade. E o pessoal que lá está, em sua maioria, padece do mal crônico comum a outras entidades brasileiras: a "má vontade".

As seguradoras só preocupam-se em receber o prêmio do seguro, pouco se importando em cobrar dos clientes as condições ideais de proteção exigidas pelas poucas leis vigentes.

Mesmo grandes hospitais que propagam aos seus clientes serem instituições sérias e seguras, escolas famosas e grandes shoppings centers são verdadeiras "arapucas" prontas para, em caso de incêndio, "torrar" seus ocupantes. Esses estabelecimentos cobram diárias ou mensalidades exorbitantes e não oferecem, em contrapartida, a segurança que seus pacientes, alunos ou clientes merecem.

No mundo todo existem 32 universidades que oferecem curso de graduação em Engenharia de Incêndio, ao passo que no Brasil não temos nenhuma. A escola padrão da América Latina para formação e treinamento de bombeiros, pertencente ao Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, em Franco da Rocha, está abandonada há anos.

Estas constatações nos levam a refletir sobre a gravidade deste problema e a falta de atenção que é dispensada a tão relevante assunto. Estamos lidando com vidas e mesmo assim, nem as autoridades nem a iniciativa privada se sensibilizam, não encaram a prevenção de incêndios como prioridade. Estamos nos deparando com uma triste realidade e não fazemos nada para mudá-la. Até quando conviveremos com este descaso?
Sérgio Tômas Ceccarelli

http://www.jseg.net/conteudo/artigo.aspx?id=782

Nenhum comentário: